Saltar para o conteúdo principal

Portugal Space abre candidaturas para duas bolsas de doutoramento

A Portugal Space, Agência Espacial Portuguesa, lança hoje, 21 de julho, dois concursos para a atribuição de duas bolsas de doutoramento com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Estes concursos dirigem-se à investigação nas áreas da Segurança Espacial e Observação da Terra. As candidaturas decorrem até dia 12 de setembro.

Estes dois concursos inserem-se no programa de Bolsas de Doutoramento da Portugal Space e têm como objetivo reforçar os projetos de investigação, desenvolvimento e formação avançada que permitam um crescimento sustentável e de longo prazo das atividades relacionadas com o Espaço em Portugal.

O concurso para bolsa na área da Segurança Espacial está dirigido a estudantes que queiram prosseguir os seus doutoramentos nos campos da Meteorologia Espacial, Lixo Espacial e/ou Defesa Planetária e que pretendam estudar o desenvolvimento de ferramentas que aliem Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para a gestão do lixo espacial, o desenvolvimento de instrumentos para a criação ou análise de bases de dados de detritos espaciais, ou o estudo de soluções de reciclagem, reutilização ou manufatura em órbita, com o objetivo de reduzir os detritos espaciais e aumentar a sustentabilidade das operações espaciais.

O concurso na área de Observação da Terra (OT) abrange atividades de I&D de sistemas espaciais inteligentes, em especial para o desenvolvimento tecnológico para constelações de satélites de OT, utilização de dados de satélite e IA para a criação de aplicações. Além disso, este concurso promoverá também estudos que aliem Observação da Terra e IA para a criação de soluções que apoiem os objetivos de desenvolvimento sustentável e a avaliação, mitigação e adaptação aos impactos das alterações climáticas.

A Portugal Space, criada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 55/2019, de 13 de março, foi constituída como associação de direito privado sem fins lucrativos. Tem como fundadores a FCT, a Agência Nacional de Inovação, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a Região Autónoma dos Açores, através da Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais. A Portugal Space é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço.

ANEXOS:

Bolsa de Doutoramento – Área de Segurança Espacial
Anúncio de Abertura
Candidaturas

Bolsa de Doutoramento – Área de Observação da Terra
Anúncio de Abertura
Candidaturas