Saltar para o conteúdo principal

Portugal will be the headquarters of an European Research Infrastructure

(only available in portugese)

Pela primeira vez, Portugal vai receber uma Sede de um Consórcio Europeu de Infraestrutura de Investigação (ERIC – European Research Infrastructure Consortium) em Microbiologia. A candidatura ibérica foi preparada pelo Prof. Nelson Lima, da Micoteca da Universidade do Minho – Centro de Engenharia Biológica e pela Prof.ª Rosa Aznar, da Universidade de Valência (Espanha), contando com o apoio institucional da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e do Secretário de Estado da Investigação e Inovação, do Ministério Espanhol de Economia, Indústria e Competitividade (MINECO).

O MIRRI (Microbial Resource Research Infrastructure) é uma infraestrutura europeia que está em processo para se tornar numa ERIC, passando a ser uma entidade legal independente. A sua Unidade de Coordenação ficará na Universidade do Minho e os serviços de informática serão operados na Universidade de Valência.

Esta nova  entidade visa facilitar o acesso a uma grande quantidade e variedade de dados  e recursos microbiológicos europeus. O MIRRI irá promover o acesso a peritos nesta área e à plataforma colaborativa MIRRI, com o intuito de fomentar a investigação e o desenvolvimento no campo da biotecnologia e de encontrar soluções para os desafios societais. Desta forma procura-se igualmente potenciar a interação entre a academia e a bioindústria.

A presença do MIRRI-ERIC em território luso vai contribuir também para uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido pela comunidade científica e pelo setor empresarial na área da microbiologia, bem como de todos os parceiros nacionais envolvidos na nova infraestrutura.

Mais informações em www.mirri.org