Saltar para o conteúdo principal

Prémio Arquivo.pt 2019 anunciou vencedores da 2ª edição

Já são conhecidos os vencedores do prémio Arquivo.pt 2019. O anúncio foi feito ontem, durante o primeiro dia do Encontro Ciência 2019, no Centro de Congressos de Lisboa, e os prémios para os três vencedores foram entregues pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

O primeiro classificado foi o projeto meuparlamento.pt. Este consiste numa aplicação móvel que simula o Parlamento português, da autoria de Nuno Moniz, Arian Pasquali e Tomás Amaro.

Os utilizadores da APP são convidados a desempenhar o papel de deputado e a descobrir o partido com que mais se identificam, através da simulação de votações em plenário já arquivadas.

Em segundo lugar ficou o projeto revisionista.pt, uma ferramenta online que permite revelar alterações que possam ter sido feitas em notícias, após a sua primeira sua publicação. A autoria deste trabalho é de Flávio Martins e André Mourão.

O trabalho “Discursos públicos sobre violência em privado”, da autoria de Zélia de Macedo Teixeira, foi distinguido com o terceiro lugar. O projeto recolheu e analisou 217 notícias disponíveis do Arquivo.pt, de três principais jornais diários nacionais, sobre o tema da violência doméstica.

premios arquivopt

O valor dos prémios para os vencedores foi de 10 000 euros para o 1º lugar, 3 000 para o 2º e 2 000 para o 3º. Este ano o prémio Arquivo.pt recebeu um total de 23 candidaturas, estando já em preparação a 3ª edição, cujo período de candidaturas decorrerá entre janeiro e maio de 2020.

Fotografias de: Valter Gouveia | FCT