Saltar para o conteúdo principal

Prémio da ESA para equipa com participação de investigadores do IA

O consórcio da missão Euclid, uma das grandes missões da Agência Espacial Europeia (ESA), atribuiu o prémio Euclid STAR 2020 na categoria “Equipa” a um dos grupos do consórcio que conta com a participação portuguesa e do Instituto de Astrofísica (IA).

No âmbito da missão, o grupo de rastreios (Euclid Survey Group – ECSURV) foi formado em 2012 e conta com participação portuguesa desde o início, incluindo atualmente quatro membros do IA, além de nove outros membros de Itália e França. O grupo foi nomeado para o prémio Euclid STAR 2020 – Equipas pela comunidade do consórcio Euclid, que reúne cerca de 1500 membros de 14 países europeus, Estados Unidos e Canadá.

A missão Euclid, consiste num telescópio que irá penetrar no lado escuro do Universo e que tem lançamento previsto para 2022. O grupo ECSURV tem como tarefa produzir o calendário de mapeamento do céu, com as cerca de 40 000 observações do telescópio Euclid, definindo qual a região do céu que este irá observar em cada momento durante os mais de seis anos de duração da missão.

A participação nesta missão europeia contou com o apoio da FCT e, mais recentemente, da Agência PT SPACE.

Estes prémios tiveram início em 2017 e são de natureza simbólica, reconhecendo anualmente contribuições excecionais para a missão realizadas por membros ou grupos do consórcio. Os prémios foram atribuídos também nas categorias de estudante, engenheiro júnior, cientista júnior, membro sénior e coordenação.