Saltar para o conteúdo principal

Prémio Internacional Fernando Gil 2015 atribuído a Michael Friedman

O Prémio Internacional Fernando Gil de 2015 foi atribuído à obra Kant’s Construction of Nature: A Reading of the Metaphysical Foundations of Natural Science de Michael Friedman, publicada pela Cambridge University Press (2013).

Michael Friedman tem uma verdadeira admiração pela filosofia de Immanuel Kant e a convicção de que a abordagem de Kant pode ser adaptada para dar uma explicação satisfatória da ciência contemporânea. Neste livro, Michael Friedman oferece uma leitura radicalmente nova do texto chave de Kant, “Os Fundamentos Metafísicos das Ciências Naturais” (Metaphysical Foundations of Natural Science – MFNS, 1786). O júri ficou particularmente impressionado pela profundidade e exatidão do seu conhecimento – o trabalho de muitos anos de estudo.

O texto de Kant é relacionado com Newton, Euler e Lambert, e com os seus próprios escritos pré-críticos. The Metaphysical Foundations foi publicado em 1786, entre a primeira (1781) e a segunda (1787) edição da “Crítica da Razão Pura”. É, portanto, um texto central para considerar o desenvolvimento da filosofia crítica como um todo. Contudo, o livro de Michael Friedman não é apenas uma contribuição para a história da filosofia. Para a escola neo-kantiana, da qual Friedman é um membro proeminente, este estudo detalhado de Kant pode fornecer a base para construir a filosofia da ciência contemporânea. Estas são então as razões pelas quais o júri decidiu que o livro é o digno vencedor do Prémio Fernando Gil 2015.

Michael Friedman

Michael Friedman é Professor of Humanities, Diretor do Centro Patrick Suppes para a História e Filosofia da Ciência, e Professor de Filosofia na Universidade de Stanford. Doutorado pela Universidade de Princeton, tem um longo percurso de docente, tendo passado pelas universidades de Harvard, Pensilvânia, de Ilinóis em Chicago e de Indiana, e, ultimamente, de Stanford. Entre os seus mais recentes livros constam: Reconsidering Logical Positivism (1999), A Parting of the Ways: Carnap, Cassirer, and Heidegger (2000) e Dynamics of Reason: The 1999 Kant Lectures at Stanford University (2001). É o editor e tradutor de Immanuel Kant: Metaphysical Foundations of Natural Science (2004), co-editor de The Kantian Legacy in Nineteenth-Century Science (2006), e co-editor de The Cambridge Companion to Carnap (2007).

O Prémio Internacional Fernando Gil em Filosofia da Ciência é uma iniciativa conjunta do Governo português, representado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e a Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende honrar a memória e trabalho do filósofo Fernando Gil (1937-2006). Bienalmente distingue um trabalho de qualidade excecional no domínio da Filosofia da Ciência, considerando quer problemas epistemológicos gerais quer problemas relativos a áreas científicas específicas.