Saltar para o conteúdo principal

Prémio Janssen Neurociências atribuído a trabalho sobre a Doença de Parkinson

O trabalho premiado, intitulado “Intracellular traffic-dependent pathways as a unifying premise in sporadic Parkinson’s disease: a new therapeutic target”, apesar de não ser ainda a descoberta de um novo medicamento, permitiu desvendar erros de funcionamento num mecanismo de tráfego intra-celular. Identificada esta disfunção, será possível dar continuidade à investigação que poderá contribuir para que, no futuro, exista um tratamento mais eficaz para uma doença que atinge mais de 20 mil portugueses e que regista anualmente cerca de dois mil casos. 

A investigadora de 41 anos  doutorou-se em Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, é atualmente professora da Faculdade de Medicina e desenvolve desde há três anos esta investigação sobre a doença de Parkinson no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) na mesma universidade.

O Prémio Janssen Neurociências é atríbuido de dois em dois anos e foi criado pela Janssen, Companhia Farmacêutica, com o intuito de premiar a investigação de excelência desenvolvida a nível nacional nesta importante área científica. 

Sandra Cardoso considera este prémio como ‘um reconhecimento na investigação feita em Portugal e neste caso, por portugueses.’

 A cerimónia de entrega do prémio decorreu ontem, dia 18 de Março, às 18h30, no Pavilhão do Conhecimento.