Saltar para o conteúdo principal

Prémio para Tese de aluna Portuguesa

O cancro do pulmão é o tipo de cancro mais comum e mortal em todo o mundo. O diagnóstico tardio da doença local ou metastizada é uma das causas que contribui para o insucesso das terapêuticas aplicadas nos doentes. Segundo dados recentes, apenas 14% dos casos com cancro do pulmão sobrevive no espaço de cinco anos.

Face a estes dados, a investigadora Ana Sofia Silva propõe na sua Tese de Doutoramento uma nova abordagem terapêutica para o cancro do pulmão. A alumna do programa MIT Portugal desenvolveu um nanosistema de camada-a-camada (layer-by-layer) que revelou ser eficaz ao silenciar os genes alvo associados à via genética deste tipo de cancro. Para avaliar a biodestruição das partículas foram realizados testes em ratinhos saudáveis, através da administração pulmonar por inalação dos “pós” desenvolvidos pela investigadora. A experiência revelou resultados promissores para a aplicação futura em terapia génica do cancro do pulmão.

A Tese de Ana Sofia Silva enfatiza, desta forma, “as vantagens extraordinárias de conjugar nanotecnologia, biologia molecular, ciências de polímeros, engenharia química e tecnologia de fluídos supercríticos, para desenvolver sistemas robustos e confiáveis para o tratamento [da doença].”

O prémio bienal Melhor Tese de Doutoramento foi entregue pela International Society for the Advancement of Supercritical Fluids durante o 16º Encontro Europeu de Fluidos Supercríticos em Essen, Alemanha, a 11 de maio de 2016.

A tese intitulada “Multifunctional nano-in-micro formulations for lung cancer theragnosis” de Ana Sofia Alves descreve o projeto desenvolvido no laboratório Polymer Synthesis and Processing da Unidade LAQV – REQUIMTE da FCT-NOVA, sob a coordenação de Ana Aguiar-Ricardo, Professora Catedrática no Departamento de Química, e em colaboração com o grupo de Biomaterials and Tissue Engineeiring da UBI.

O Programa MIT-Portugal é uma das parcerias internacionais da FCT. Desenvolve-se na área de sistemas de engenharia com particular ênfase em processos complexos associados a sistemas energéticos, bioengenharia, transporte e produção industrial.