Saltar para o conteúdo principal

Prémio Pessoa 2013 atribuído a uma cientista

Maria Mota, investigadora no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa é a vencedora da edição de 2013 do prestigiado Prémio Pessoa.

O júri do Prémio Pessoa salientou a contribuição de Maria Mota para a investigação em malária e “o seu empenho entusiástico no que se pode chamar de cidadania da ciência”, como fundadora e anterior presidente da Associação Viver a Ciência, que tem como objectivo encorajar a filantropia em Portugal.

Maria Mota, selecionada em 2012 para um contrato Investigador FCT, lidera a Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular (IMM). Formada em Biologia, pela Universidade do Porto, fez o doutoramento no Univeristy College London, onde começou a estudar os mecanismos pelos quais o parasita da malária, Plasmodium, infeta e sobrevive nas células do hospedeiro, causando esta doença devastadora. Depois de um período de investigação pos-doutoral de grande sucesso no New York University Medical Center, regressou a Portugal, ao Instituto Gulbenkian de Ciência, antes de assumir a posição atual no IMM.

O prémio reconhece o percurso científico excecional de Maria Mota, que já publicou vários estudos importantes, nas principais revistas científicas. Recebeu já inúmeros prémios, nacional e internacionais, de instituições como o Howard Hughes Medical Institute (EUA), European Research Council e a Fundação Bill e Melinda Gates.