Saltar para o conteúdo principal

Prémios Maratona da Saúde 2018 apoiam a Investigação em Doenças Autoimunes e Alergias

A apresentação de candidaturas aos Prémios Maratona da Saúde 2018, que visam apoiar a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina, está a decorrer até ao dia 9 de novembro. Os prémios desta 5ª edição pretendem selecionar os dois melhores projetos de investigação científica na área das Doenças Autoimunes e Alergias, aos quais será atribuído um apoio de 20 mil euros a cada, montante que será direcionado à continuação destes mesmos projetos.

A avaliação das candidaturas será realizada por um júri internacional proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito no domínio da biomedicina. O processo de avaliação e seleção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção das Doenças Autoimunes e Alergias.

No conjunto das quatro primeiras edições dos Prémios, a que foram submetidas cerca de 250 candidaturas de projetos nas áreas do Cancro, da Diabetes, das Doenças Neurodegenerativas e das Doenças Cardiovasculares, foram apoiados 11 investigadores no desenvolvimento do seu trabalho nestas áreas em Portugal.

Os Prémios Maratona da Saúde são uma iniciativa da Associação Maratona da Saúde, uma instituição sem fins lucrativos, e contam com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O valor monetário dos prémios, no total de 40 mil euros, resulta de donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde realizado em parceria com a RTP, bem como de outras iniciativas e apoios da sociedade civil.

Todas as informações sobre as candidaturas aos Prémios estão aqui.