Saltar para o conteúdo principal

Primeira avaliação dos Centros Académicos Clínicos

A FCT prolongou até 11 de abril de 2022 o prazo para a apresentação de candidaturas à primeira avaliação externa e internacional dos Centros Académicos Clínicos (CAC), que estão abertas desde o passado dia 10 de janeiro. Este processo de avaliação tem em vista garantir a implementação das melhores práticas internacionais no desenvolvimento da atividade conjunta dos seus membros. A dotação orçamental afeta a este primeiro programa de avaliação e financiamento é de 1,8 milhões de euros, tendo como limite o valor de 200 mil euros a atribuir a cada CAC.

A avaliação externa dos CAC é coordenada pela FCT, que delegou a realização do processo de avaliação na Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) conjuntamente com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), em estreita articulação com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Direção-Geral da Saúde (DGS) e ouvido o Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos (CNCAC).

Os CAC são constituídos por unidades prestadoras de cuidados de saúde, unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) e unidades orgânicas de instituições de ensino superior, estando a avaliação e o financiamento plurianual orientados para as atividades conjuntas e em estreita colaboração entre todos os membros de cada CAC.

Existem atualmente nove CAC em operação em Portugal, dois em Lisboa e no Porto, e um em Coimbra, Braga, Covilhã, Algarve, Aveiro. Todos os CAC constituídos até ao início de março podem submeter-se a este programa e a avaliação externa passará a ser realizada em intervalos de quatro anos. A avaliação das candidaturas e a elaboração da proposta de classificação global e de financiamento competem a um Painel de Avaliação independente, constituído por avaliadores de mérito e competência internacionalmente reconhecidos. As candidaturas serão avaliadas com base em 3 critérios: a) mérito da articulação institucional; b) valorização da colaboração; e c) organização colaborativa.

Podem ser propostos para financiamento os CAC que obtiverem a classificação global de “Muito Bom”, “Bom” ou “Suficiente”, quando justificado em proposta específica do painel de avaliação. A aplicação dos critérios de avaliação e o processo de decisão para proposta do resultado da avaliação e do eventual financiamento estão descritos no Guião de Avaliação, seguindo os princípios definidos no Regulamento.

Mais informação:
FCT — Unidades de I&D — Centros Académicos Clínicos