Saltar para o conteúdo principal

Primeira Conferência Nacional Copernicus

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, da qual a FCT é membro fundador, realiza a primeira Conferência Nacional Copernicus que tem lugar no Auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora, nos dias 13 e 14 de dezembro, em regime presencial.

Esta conferência surge na sequência da realização de três workshops focados nas potencialidades do Programa da União Europeia para a criação de aplicações e serviços nos segmentos de monitorização Marítima e Terrestre, mas também nas oportunidades que existem de financiamento e desenvolvimento de um modelo de negócios baseado em dados de satélite. A iniciativa decorre ainda no âmbito do Acordo-Quadro de Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores dos Estados-Membro (FP-CUP), que é desenvolvido e financiado pela União Europeia e abrange atualmente 48 parceiros de 23 países europeus, incluindo a Agência Espacial Portuguesa, a Direção-Geral do Território e o AIR Centre.

O principal objetivo é promover o encontro e reunião dos utilizadores portugueses do Programa Europeu de Observação da Terra para a partilha de conhecimentos e experiências bem como de novos produtos, serviços e oportunidades de financiamento. A aplicação dos dados de Observação da Terra é muito vasta, podendo ir da agricultura às pescas – com a monitorização de colheitas ou maximização de recursos – ou a monitorização das reservas de pesca ou deteção de atividades ilegais –, passando por ferramentas de melhoria da mobilidade, monitorização da qualidade do ar ou deteção de movimentos do solo nas infraestruturas.

Neste âmbito, todos os todos os utilizadores de dados Copernicus, seja para investigação ou para o desenvolvimento de serviços e/ou aplicações, podem apresentar os seus casos de estudo durante a conferência. Além de uma zona de exposição destinada a pequenos stands e para expor posters, os participantes podem também apresentar os seus casos de estudo, sendo que para tal devem submeter um resumo no formulário de registo até dia 31 de outubro (23h59 GMT).

A Portugal Space é uma organização criada pelo Governo português para promover e executar a Estratégia Nacional para o Espaço “Portugal Espaço 2030”.

A conferência é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Mais informação sobre o evento aqui.