Saltar para o conteúdo principal

Primeiro cientista português eleito para Academia Americana de Microbiologia

Cecília Arraiano junta-se aos cerca de 2700 cientistas de renome que, ao longo dos últimos 50 anos, foram eleitos Fellows da American Academy for Microbiology. A coordenadora do Laboratório de Controlo da Expressão Génica no ITQB, membro de um Laboratório Associado apoiado pela FCT, torna-se assim a primeira cientista portuguesa a fazer parte desta prestigiada academia.

Para Cecília Arraiano esta eleição é uma grande honra, tanto mais que “é a primeira vez que há um Fellow de Portugal”. Bióloga, doutorada em Genética e já com várias distinções e participações em comissões e sociedades científicas, Cecília Arraiano dedica-se ao estudo dos mecanismos que regulam a ativação e inativação dos genes, em micro-organismos. O seu trabalho, e da sua equipa, tem implicações para a biotecnologia e para a saúde.

Segundo o website da American Academy for Microbiology, a eleição como Fellow assinala o “reconhecimento, pelos pares, de excelência em microbiologia”. É o resultado de um processo altamente competitivo de avaliação por pares, com base “nos resultados marcantes e contribuições originais que tenham feito avançar a microbiologia” do candidato. Muitos Fellows têm sido reconhecidos com outras distinções, como o Prémio Nobel e o Lasker Award.