Saltar para o conteúdo principal

Primeiro Concurso de Projetos para Investigação em Fogos Florestais

A FCT abriu hoje, dia 28 de dezembro, o primeiro concurso para financiamento de projetos de investigação orientados para a prevenção e combate de incêndios florestais. O concurso de 2017 prevê um envelope financeiro de 5 milhões de euros. As candidaturas decorrem até dia 28 de fevereiro de 2018.

Este é o primeiro de três concursos, os seguintes abrirão até Julho de 2018 e Julho de 2019, enquadrados no Programa mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º159/2017 de 21 outubro, na sequência das recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios de Pedrógão Grande. Prevê-se um financiamento total de 15 milhões de euros para projetos de investigação selecionados no âmbito dos três concursos.

O concurso tem com objetivo promover a investigação científica e a inovação, fortalecendo competências e capacidades científicas e técnicas, garantindo a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais, assim como a produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas. As áreas de investigação incluirão:

– Governação dos recursos florestais; Restauro pós-fogo e gestão florestal; Modelos de ordenamento e silvicultura preventiva; Modelos de organização e gestão das áreas florestais, nas vertentes de proteção, conservação, silvopastorícia, recreio, lazer e produção; gestão e valorização da biomassa nos espaços rurais;

– Gestão do fogo e comportamento de fogos extremos; Atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios e a gestão do território; Saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate;

– Meteorologia, previsão e gestão do risco, incluindo deteção de ignições e otimização de alertas precoces e desenvolvimento de sistemas de observação inteligente e de apoio à decisão; Sistemas de sensorização, de informação e de comunicações de emergência e sua integração nos processos de decisão.

Para mais informações consulte a página do concurso.