Saltar para o conteúdo principal

Programa Ciência e Cultura arranca em março

No âmbito do Programa Ciência e Cultura, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pela Secretaria de Estado da Cultura, irá realizar-se um evento de reflexão sobre as oportunidades e os desafios suscitados pelas tecnologias digitais. As sessões de trabalho realizam-se no dia 15 de março, no auditório do Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.

Da parte da manhã (10h-13h) terá lugar a #Sessão 1 Ciência e Cultura em Digital, o primeiro encontro do ciclo Ciência e Cultura. C2 Diálogos Cruzados, que se destina a promover a aproximação e a fomentar o diálogo e a criatividade entre agentes e instituições culturais e científicas e de ensino superior.

A sessão da tarde (14h-16h30) será dedicada ao Diretório de Repositórios Digitais. Será feita uma apresentação dos resultados do questionário de diagnóstico dos repositórios digitais registados na plataforma DRD, acompanhada de um debate sobre os atuais desafios e oportunidades. 

A agenda dos eventos está disponível nos links para o registo.

As sessões são abertas e gratuitas e têm como público-alvo investigadores, estudantes, gestores de repositórios, profissionais de instituições de ensino superior e de cultura, entre outros.

Inscrições, programa e mais informações em:

Dia 15 de março – Sessão #1 (Lisboa)
Evento 1 – C2 Diálogos Cruzados: #Sessão 1 Ciência e Cultura em Digital
Inscrição 

Evento 2 – Diretório de Repositórios Digitais
Inscrição 

Dia 27 de março – Sessão #2 (Évora)
Conservação e Restauro: Desafios e Oportunidades
A sessão integrará a apresentação e a discussão de estudos de caso inovadores e projetos de referência promovidos no setor da cultura ou no âmbito das instituições científicas e de ensino superior. 
Inscrição 

Dia 11 de abril – Sessão #3 (Tomar)
Patrimonialização da Ciência e da Cultura: Desafios e Oportunidades
Reflexão sobre as oportunidades e os desafios da patrimonialização nos domínios da ciência e da cultura. 
Local: Instituto Politécnico de Tomar
Inscrição

Dia 18 de abril – Sessão #4 (Coimbra)
Cidades e Urbanismo
Local: Colégio de São Bento (sala 2.4), Universidade de Coimbra
Inscrição