Saltar para o conteúdo principal

Programa de Investigação e Formação EURATOM 2021-2025

O Programa de Investigação e Formação EURATOM 2021-2025, programa de financiamento complementar do Horizon Europe que abrange a investigação e inovação nuclear, encontra-se a promover um concurso para 16 calls até ao dia 7 de outubro de 2021 (17:00h, hora de Bruxelas). Estas Calls fazem parte do programa de trabalho do EURATOM para 2021-2022.

Além destas Calls o programa encontra-se também a promover dois prémios:

– O Nuclear Innovation Prize, que pretende destacar e premiar a excelência em inovação nuclear neste campo de investigação, bem como a qualidade de investigadores e empresas envolvidas. Existem duas categorias específicas para este prémio: 1. Nuclear Innovation Prize in safety of reactor systems; e 2. Nuclear Innovation Prize in radioactive waste management. As candidaturas já se encontram a decorrer até 20 de outubro de 2021.

– O SOFT Innovation Prize, que pretende destacar e premiar a excelência em inovação encontrada na investigação em fusão, bem como a qualidade dos investigadores e indústrias envolvidas. As candidaturas têm lugar a partir de 15 de setembro de 2021 até 18 de janeiro de 2022.

Os investigadores nas áreas do EURATOM podem também encontrar apoio ao desenvolvimento do seu trabalho candidatando-se às Postdoctoral Fellowships das Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) até ao dia 12 de outubro de 2021.

A Comunidade Europeia de Energia Atómica (EURATOM) foi instituída pelo Tratado EURATOM em 1957, garantindo a partilha do conhecimento, das infraestruturas e do financiamento da energia nuclear. A FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia como um dos parceiros fundadores da rede PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network) é responsável pela promoção do Programa EURATOM em Portugal, assegurando também a representação nacional. O programa EURATOM tem orçamento de 1,38 mil milhões de euros que se divide em: 583 milhões de euros para ações indiretas de investigação e desenvolvimento no domínio da fusão; 266 milhões de euros para ações indiretas em cisão nuclear, segurança e proteção contra radiações; e 532 milhões de euros para ações diretas empreendidas pelo Centro Comum de Investigação.

A FCT convida todos os interessados em receberem mais informação nas áreas de energia nuclear e de proteção radiológica a preencher o seguinte formulário/inquérito com os seus dados atualizados, autorizando a sua utilização para este fim, de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE) 2016/679.

Consulte a página do EURATOM no site da FCT.