Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Protocolo com Rede Aga Khan para cooperação científica e tecnológica

Tópicos

O financiamento dos projetos, num total de 10 milhões de euros, será assegurado pelo Imamat Ismaili.

As áreas de investigação abrangidas estão relacionadas com a qualidade de vida em sociedades em desenvolvimento, mais concretamente: segurança alimentar, biodiversidade, desenvolvimento infantil, sistemas sustentáveis de energia e desenvolvimento urbano, redução da pobreza, reinstalação de migrantes, sociedade civil e pluralismo.

Esta colaboração resulta do protocolo de cooperação científica e tecnológica celebrado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o Imamat Ismaili. O protocolo pretende materializar a iniciativa “Conhecimento para o Desenvolvimento”, que inclui novas ações conjuntas em África, nomeadamente através da dinamização da agenda Ciência Global junto dos países africanos lusófonos, e o estabelecimento em Lisboa do Centro da UNESCO para a formação avançada de cientistas de países lusófonos, assim como um conjunto de ações e medidas para aprofundar a cooperação académica, científica e tecnológica entre países de língua portuguesa e outros países em África.

Este protocolo tem a duração de 10 anos e os projetos serão avaliados em concursos, que começarão a ser lançados ainda durante 2016 pela FCT.