Saltar para o conteúdo principal

Próximo Concurso FCT para Projetos em Todos os Domínios Científicos

A FCT publicou hoje o Aviso para Apresentação de Candidaturas ao próximo Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos. O período para submissão de candidaturas decorrerá entre 8 de fevereiro e 10 de março de 2022 e a Declaração de Compromisso dos candidatos deverá ser submetida até ao dia 24 de março de 2022.

O concurso tem uma dotação orçamental de 75 milhões de euros e apoiará duas tipologias de projetos:

– Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração de 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros. A dotação orçamental destinada a esta tipologia é de 55 milhões de euros;

– Projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), com uma duração de 18 meses e financiamento máximo por projeto de 50 mil euros. A dotação orçamental destinada a esta tipologia é de 20 milhões de euros.

As duas tipologias de projetos foram introduzidas no concurso de projetos do ano passado, indo ao encontro de sugestões da comunidade científica. Com uma periodicidade anual, o Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos integra o conjunto dos grandes concursos estruturantes da FCT, cuja calendarização está estabelecida até 2023 e publicada no site. A regularidade e previsibilidade para os grandes concursos foi um dos compromissos assumidos pela FCT com a comunidade científica, seguindo desde 2019 o calendário publicado.

O formulário de candidatura e o guia de apoio ao preenchimento do formulário será disponibilizado na página do concurso no dia de abertura das candidaturas, a 8 de fevereiro. As candidaturas serão submetidas em língua inglesa através do Portal de Concursos da FCT.

Recorde-se que os resultados do Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos de 2021 foram divulgados pela FCT no passado mês de julho. Nesse concurso foram selecionados para financiamento 551 projetos, dos quais 256 foram Projetos de IC&DT e 305 Projetos PeX.