Saltar para o conteúdo principal

RCTS aumenta capacidade devido à pandemia de COVID-19

A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que suporta as ligações à internet da comunidade de ensino e investigação, está a reforçar a sua capacidade de resposta para fazer face ao aumento substancial de tráfego nos últimos tempos, fruto da crise pandémica que atravessamos. Foi também reforçada a ligação a algumas instituições.

No dia 11 de março tinha sido efetuado um upgrade da ligação da RCTS ao GigaPIX, um nó centralizador que permite efetuar uma troca mais eficaz do tráfego de internet com vários operadores comerciais e o mundo. Agora foi a vez de ver reforçada a ligação da RCTS a algumas instituições, como a Universidade do Algarve e as duas universidades das ilhas, Madeira e Açores.

Está também em curso o projeto RCTS100, que vai permitir reforçar ainda mais a rede académica nacional. Este é o financiamento mais avultado da RCTS nos últimos 10 anos: representa um investimento na ordem dos 11,5 milhões de euros, tem conclusão prevista para setembro do próximo ano e pretende dotar a RCTS da capacidade de processar grandes volumes de dados. Além da capacidade, também a “malha” da rede será “espalhada” em zonas como no interior Norte e Sul do país, para eliminar o digital divide: a assimetria entre capacidades de transmissão de dados entre o interior e o litoral.

Ainda no âmbito do projeto RCTS100, está prevista a melhoria da redundância de rede, múltiplas ligações a 100 Gbps no acesso de entidades e requalificação de equipamentos informáticos.

Sobre a RTCS

A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade é a rede nacional de investigação e ensino, também designada internacionalmente por NREN (National Research and Education Network), assegurada em Portugal pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN), responsável por garantir a gestão e operacionalidade da rede. A RCTS oferece aos investigadores, professores e alunos uma infraestrutura digital de alto desempenho que apoia os projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional.