Saltar para o conteúdo principal

Regulamento do Emprego Científico Aprovado

Foi aprovado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Regulamento do Emprego Científico. O regulamento entrará em vigor após a sua publicação em Diário da República.

Sendo o apoio ao Emprego Científico uma prioridade para a FCT,  ao abrigo deste regulamento serão criados apoios financeiros para estimular a contratação de novos investigadores e o desenvolvimento de planos de emprego científico e de carreiras científicas pelas instituições públicas ou privadas. A FCT irá, assim, abrir dois concursos:

  1. Apoio à contratação de investigadores doutorados em todas as áreas científicas e à sua inserção em unidades de investigação, financiadas pela FCT, e respetivas instituições de acolhimento – um apoio direto à contratação de investigadores doutorados, através de concursos anuais promovidos pela FCT, de modo a facilitar a integração contínua e sistemática de novos doutorados nas instituições científicas.
  2. Apoio a planos de emprego científico e desenvolvimento de carreiras científicas por instituições de ensino superior, laboratórios de Estado e instituições científicas, públicas ou privadas – um apoio ao desenvolvimento de atividades de I&D consagrando e estimulando, entre outros, a contratação de investigadores doutorados pelas instituições científicas, através de concursos anuais dirigidos as instituições e promovidos pela FCT.

Estes apoios financeiros reforçam o sistema científico e tecnológico nacional e promovem oportunidades de emprego para doutores, facilitando a formalização do emprego científico e contribuindo para a maior atratividade nacional para jovens altamente qualificados. Contribuem ainda para o rejuvenescimento das instituições científicas, atraindo mais e melhores cientistas, e para facilitar um quadro que estimule a mobilidade de investigadores.