Saltar para o conteúdo principal

Remote é o 6º unicórnio português

A Remote, uma das empresas que faz parte dos Afiliados industriais CMU Portugal, é o mais recente unicórnio português ao ter arrecadado 150 milhões de dólares numa ronda de investimento de série B.

Com uma avaliação de mais de mil milhões de dólares, junta-se assim à Farfetch, Feedzai, Outsystems, Mambu e Talkdesk, todas com ADN português, a serem consideradas unicórnios, e todas integradas na lista de afiliados industriais da CMU Portugal.

A Remote é uma plataforma de recursos humanos (RH) projetada para ajudar as empresas a construir e gerir equipas remotas em todo o mundo. Fundada em 2019 por Marcelo Lebre e Job van der Voort, é a startup portuguesa que chegou mais rapidamente ao estatuto de unicórnio. Depois desta operação, esta plataforma vai contratar entre 400 e 700 pessoas até ao final de 2022.

A principal missão da Remote é simplificar a gestão de RH globais, ao permitir que qualquer empresa se estabeleça num novo mercado, evitando burocracias administrativas associadas. Como plataforma global, permitem que os RH espalhados pelo globo estabeleçam as suas próprias entidades jurídicas locais em países de todo o mundo, de forma a garantir a conformidade com regulamentos locais e internacionais.

O Programa CMU Portugal foi criado em 2006 numa colaboração entre Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Carnegie Mellon University (CMU). Esta parceria já deu origem à criação de 12 startups de sucesso que continuam a dar cartas no panorama nacional e internacional, entre as quais constam a Feedzai, Unbabel, Veniam, Mambu. Em conjunto, estas empresas conseguiram atrair várias dezenas de milhões de euros de financiamento internacional e criaram mais de 1000 empregos altamente qualificados.

Sobre as Parcerias Internacionais da FCT

As Parcerias Internacionais foram lançadas em 2006 e são uma colaboração estratégica entre universidades e instituições de I&D portuguesas com três universidades norte-americanas: Carnegie Mellon University (CMU), Massachusetts Institute of Technology (MIT) e University of Texas at Austin (UTA). Esta colaboração deu origem aos Programas CMU-Portugal, MIT-Portugal e UTA-Portugal, que promovem internacionalização das instituições científicas e de ensino superior nacionais, potenciando projetos inovadores e a mobilidade de recursos humanos altamente qualificados.

A FCT tem sido a principal responsável pelo financiamento público destas Parcerias, assim como pelo seu acompanhamento, promovendo novas redes temáticas de conhecimento. Para o período 2018-2023 as Parceiras Internacionais passaram a integrar a iniciativa goPORTUGAL, que reforça e expande o conceito das parcerias internacionais.