Saltar para o conteúdo principal

Resultado do concurso no âmbito da Arquitetura de Álvaro Siza Vieira

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou o resultado da avaliação do Concurso para projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) no âmbito da Arquitetura de Álvaro Siza Vieira, que finalizou com a recomendação de 5 projetos para financiamento, representando um investimento total de 575 mil euros. Cada projeto terá a duração de 24 a 36 meses. Lista para consulta aqui.

Este é o resultado do primeiro concurso de um programa com duas edições, determinado por um protocolo estabelecido entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o Ministério da Cultura e a Fundação Serralves, que viabilizou a realização deste programa integrado e pluridisciplinar de investigação em torno da obra de Álvaro Siza Vieira. Durante 2021, a FCT irá publicar o edital da segunda edição deste concurso.

Com este programa dirigido a projetos no âmbito da Arquitetura de Álvaro Siza Vieira, pretende-se dar um contributo para a criação de um corpo sólido de conhecimento pluridisciplinar em torno da obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira, através do desenvolvimento de investigação nas diferentes disciplinas que integram o seu percurso e obra, nomeadamente explorando os arquivos que doou e estão conservados na Fundação Serralves, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Canadian Centre for Architecture, que deram o seu acordo para a respetiva utilização.