Saltar para o conteúdo principal

Resultados do 3º Concurso de Estímulo do Emprego Científico – Individual

A FCT comunicou hoje (29 de outubro) aos candidatos os resultados do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual – 3ª Edição (CEEC Individual), no qual são atribuídos 300 contratos de trabalho a investigadores doutorados em todas as áreas científicas e que representa um investimento financeiro de 89.983.533 euros. No conjunto das 3 edições realizadas, o CEEC Individual já atribuiu um total de 1100 contratos a investigadores doutorados.

Os 300 investigadores selecionados distribuem-se em quatro categorias contratuais: 157 contratos de Investigador Júnior, 114 de Investigador Auxiliar, 27 de Investigador Principal e 2 de Investigador Coordenador. As mulheres representam 58% dos candidatos selecionados e os investigadores de nacionalidade estrangeira representam 27% do total, sendo os países com maior representatividade: a Espanha (33 investigadores), a Itália (16), a França (7) e a Alemanha (6).

Os candidatos foram selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais, coordenado por José Carlos Marques dos Santos. A distribuição dos contratos por categoria e por painel científico é proporcional ao respetivo número de candidatos avaliados.

Após esta divulgação de resultados inicia-se o período de audiência prévia, durante o qual os candidatos não selecionados podem contrapor a sua avaliação. Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa entre estas e a FCT.

O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016. A próxima edição do concurso decorrerá até ao final deste ano, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 60/2018 e divulgado no calendário de concursos da FCT para 2020.