Saltar para o conteúdo principal

Resultados do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa

A FCT anunciou os resultados provisórios do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa I SEAGULL – Seeking Epidemiological and Virological Answers, aberto em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) no âmbito do qual serão financiadas 33 bolsas, que correspondem a um investimento de 2,4 milhões de euros.

Este concurso tem como objetivo financiar bolsas de investigação para doutoramento orientadas para a obtenção de novos conhecimentos e criar competências para respostas a fenómenos epidemiológicos e virológicos, incluindo pandémicos, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos. 

Foram submetidas 46 candidaturas, das quais 38 reuniram os requisitos para avaliação. As 33 bolsas a atribuir correspondem a uma taxa de sucesso de 87% das candidaturas avaliadas. Os resultados provisórios da avaliação mostram que 79% dos candidatos selecionados são mulheres, que 15% têm nacionalidade estrangeira, sendo 18% dos planos de trabalho realizados em articulação com investigadores e instituições estrangeiras.

As bolsas a atribuir contribuem para os seguintes objetivos:

1) Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave pelo vírus. 

2) A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies do vírus, e o risco de pandemias. 

3) Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas. 

4) Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico da doença. 

5) Caracterização dos mecanismos de infeção viral. 

6) Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção pelo vírus, impacto da idade e comorbilidades. 

7) Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate à doença. 

8) Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido. 

9) Impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia.

O enquadramento dos planos de trabalho das candidaturas financiadas nos objetivos do concurso espelhados mostra uma maior incidência no objetivo 7, com um total de 12 bolsas (23%), seguindo-se os objetivos 6 e 9, com um total de 9 bolsas cada (17%).

As candidaturas foram avaliadas por um painel científico com um sistema de avaliação por pares, com três critérios de avaliação: mérito do candidato, mérito do plano de trabalho e mérito das condições de acolhimento. Neste painel de avaliação participaram 13 peritos da comunidade científica, afiliados em 9 unidades de investigação, e dos quais 7 (54%) são mulheres.

O título de Maria de Sousa dado a este Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento é uma homenagem à investigadora, Professora emérita da Universidade do Porto e investigadora emérita do Instituto i3S, e também professora catedrática jubilada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, consagrada internacionalmente pelos seus estudos na área imunológica e especialmente sobre a área timo-dependente, ou área T. 

As bolsas de investigação para doutoramento da FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de Doutor. Estas bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, deste modo contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Esta é a 2º edição do Concurso de atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em Epidemiologia e Virologia. A 1ª Edição Doctorates4Covid financiou 50 bolsas, que correspondem a um investimento de 3,5 milhões de euros. Ver notícia aqui.