Saltar para o conteúdo principal

Resultados do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

Foram hoje divulgados os resultados do 1.º Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual (CEEC Individual). Após audiência prévia foram aprovados 515 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas e nas quatro categorias contratuais. A FCT irá agora enviar os contratos programas às instituições para firmar o acordo de financiamento.

São financiados 280 contratos da categoria de Investigador Júnior, 163 de Investigador Auxiliar, 68 de Investigador Principal e 4 de Investigador Coordenador. Dos 515 investigadores agora selecionados, 53% são mulheres. Os resultados do concurso revelam ainda a elevada internacionalização da ciência portuguesa, uma vez que 100 investigadores são estrangeiros – quase 20% daqueles que serão financiados. 

Os candidatos foram selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais e coordenado por José Carlos Marques dos Santos. A taxa de sucesso global foi de 12,5%: foram selecionados para financiamento 12% dos candidatos a investigador júnior, 12,8% dos candidatos a investigador auxiliar, 13,2% dos candidatos a investigador principal e 57,1% dos candidatos a investigador coordenador. Foram atribuídos 173 contratos em Ciências Naturais, 99 em Engenharias e Tecnologia, 72 em Humanidades e Artes, 72 em Ciências Sociais, 64 em Ciências Médicas e da Saúde e 35 em Ciências Agrárias e Veterinárias.

O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico, lançado em 2017 pela FCT na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016. A 2ª edição do concurso (2018) tem candidaturas abertas até ao próximo dia 20 de fevereiro. As candidaturas serão depois complementadas pela fase de associação das instituições aos candidatos.

Neste momento, está também a decorrer nas instituições a contratação de investigadores no CEEC Institucional 2018, no âmbito do qual foram atribuídos 400 lugares. Em ambos os concursos, o contrato é assinado entre a instituição de acolhimento e o investigador doutorado, e financiado pela FCT.