Saltar para o conteúdo principal

Resultados do Concurso para Projetos Exploratórios do Programa UT Austin Portugal

A FCT anunciou o resultado do Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa UT Austin Portugal, tendo sido recomendados 8 projetos para financiamento de entre um conjunto de 44 candidaturas submetidas. O financiamento atribuído a cada projeto situa-se entre os 49 mil e 50 mil euros, resultando num investimento total de 398.779,54 euros proveniente do orçamento da FCT.

O concurso visa apoiar projetos exploratórios, disruptivos e com potencial de alto impacto e relevância no campo científico e tecnológico desenvolvidos por equipas de investigadores de universidades portuguesas e da University of Texas at Austin (UT Austin). Os projetos recomendados este ano para financiamento desenvolverão investigação nas áreas da Computação Avançada, Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro, Interações Espaço-Terra e Nanomateriais para Novos Mercados, com especial destaque para esta última, sobre a qual incidem 5 dos 8 projetos.

O Programa UT Austin-Portugal insere-se numa rede de programas de cooperação internacional de Portugal com instituições de vários países ao abrigo da iniciativa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, promovida pela FCT. Inclui parcerias com outras universidades de referência dos EUA, como a Carnagie Mellon, o MIT e a Harvard Medical School, mas também com instituições de outros países, como o Imperial College London e a Fraunhofer. A cooperação com instituições internacionais ao abrigo desta iniciativa permite valorizar a internacionalização da investigação científica e tecnológica, potenciando a inovação na pesquisa e a mobilidade dos investigadores e criando oportunidades para o surgimento e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica.