Saltar para o conteúdo principal

Resultados Finais da 3.ª edição do CEEC Individual

A FCT anunciou os resultados finais, após audiência prévia, da 3.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual). O processo foi concluído com a atribuição de 305 contratos de trabalho a investigadores doutorados, o que significa que mais 5 contratos serão celebrados em adição aos 300 previstos no lançamento do concurso.

No final de outubro, a FCT apresentou os resultados da avaliação das candidaturas e iniciou a celebração dos primeiros contratos de trabalho em fevereiro de 2021 com os investigadores propostos para financiamento. A contratualização iniciou-se antes de estar concluído o processo de análise dos comentários submetidos em audiência prévia, com o compromisso, por parte da FCT, de acrescentar aos contratos previstos e divulgados nos resultados provisórios os que viessem a ser selecionados após avaliação das audiências prévias. Deste modo, os investigadores puderam iniciar os seus contratos e planos de trabalho nas instituições de acolhimento sem ter de aguardar pelos resultados da audiência prévia. Finalizada a audiência prévia, mais 5 novos contratos foram selecionados para financiamento, que a FCT irá encaminhar para as instituições contratantes.

Os 305 contratos que resultam da 3ª edição do CEEC Individual estão distribuídos do seguinte modo pelas quatro categorias contratuais do concurso: 158 contratos de Investigador Júnior, 118 de Investigador Auxiliar, 27 de Investigador Principal e 2 de Investigador Coordenador. Por domínios científicos, os contratos distribuem-se desta forma: 54 contratos em Ciências Naturais, 53 em Engenharias e Tecnologia, 54 em Humanidades, 43 em Ciências Sociais, 38 em Ciências Médicas e da Saúde e 22 em Ciências Agrárias e Veterinárias.

Dos 305 investigadores selecionados, 58% são mulheres, mais 7% que na anterior edição deste concurso. Os investigadores de nacionalidade estrangeira representam 28% do total dos candidatos selecionados para contrato, em comparação com 31% no concurso anterior. Os países estrangeiros mais representados pelos investigadores selecionados são Espanha (34 investigadores), Itália (16), França (7) e Alemanha (6).

O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico, lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016.