Saltar para o conteúdo principal

Resultados finais do Concurso Maria de Sousa 2021

A FCT publicou os resultados finais do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2021, tendo sido recomendadas para financiamento 33 bolsas de investigação, um total que confirma os resultados provisórios, divulgados no mês de julho. A atribuição destas bolsas representam um investimento total de 2,4 milhões de euros. Veja aqui a lista final.

Os resultados finais da avaliação mostram que 79% dos candidatos selecionados são mulheres, que 15% têm nacionalidade estrangeira, sendo 18% dos planos de trabalho realizados em articulação com investigadores e instituições estrangeiras.

Este concurso é orientado para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para responder a fenómenos epidemiológicos e virológicos, incluindo pandémicos, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos. O seu título representa uma homenagem à investigadora Maria de Sousa, Professora emérita da Universidade do Porto e investigadora emérita do Instituto i3S, e também professora catedrática jubilada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, consagrada internacionalmente pelos seus estudos na área imunológica e especialmente sobre a área timo-dependente, ou área T.

O processo de contratualização das bolsas aprovadas no âmbito deste concurso inicia-se a partir desta data, em conformidade com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT. Tal como em concursos anteriores, é o/a bolseiro/a que indica qual a data de início do financiamento da bolsa, que deverá estar compreendida entre o dia 1 de setembro de 2021 e o dia 1 de agosto de 2022, conforme consta no Aviso de Abertura de Concurso, havendo lugar a pagamento retroativo da bolsa, quando aplicável.

Os/as candidatos/as com decisão desfavorável, dispõem de 15 dias úteis para apresentar reclamação da decisão final ou, em alternativa, de 30 dias úteis para interpor recurso através da área respetiva no portal MyFCT.