Saltar para o conteúdo principal

Resultados provisórios do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020

A FCT anunciou os resultados provisórios do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020, que preveem a atribuição de 1.350 bolsas. O concurso deste ano acolheu 3.797 candidaturas, mais 400 relativamente a 2019. A taxa de aprovação foi de 41,6% do total das candidaturas elegíveis para financiamento (com classificação igual ou superior a 3,00 valores). O investimento total aprovado para este concurso ascende a 101.682.000,00€ (cento e um milhões, seiscentos e oitenta e dois mil euros).

O concurso deste ano envolveu a participação de 407 avaliadores, distribuídos por 36 painéis científicos, que analisaram e classificaram as candidaturas e procederam à sua seriação no painel. A equipa de Coordenação Científica do Concurso definiu o número de bolsas a financiar em cada painel, tendo em conta a respetiva procura e as orientações de política científica para Portugal no contexto Europeu (Higher Education, Research and Innovation in Portugal – Perspectives for 2030).

Uma breve análise aos resultados provisórios do concurso de 2020 mostra que as mulheres representaram 58,1% dos candidatos que atingiram prioridade de financiamento e os homens 41,9%. As bolsas que serão integralmente realizadas em Portugal correspondem a 80,1% enquanto que 17,0% serão mistas (parte em Portugal e parte no estrangeiro) e 2,9% serão realizadas integralmente no estrangeiro. Dos candidatos selecionados, 80,8% têm nacionalidade portuguesa. No total estão propostos para financiamento candidatos de 43 países, incluindo Portugal, destacando-se nos candidatos estrangeiros (19,2% do total), os de nacionalidade brasileira (115 bolsas), italiana (41 bolsas), iraniana (15 bolsas) espanhola (12 bolsas) e alemã (10 bolsas).

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são bolsas de mérito atribuídas em todas as áreas científicas e destinam-se ao desenvolvimento de planos de trabalho de investigação para a obtenção do grau académico de doutor, através de programas de doutoramento em universidades portuguesas ou estrangeiras. A seleção dos candidatos tem em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalhos e o mérito da instituição de acolhimento e orientadores.

Os resultados provisórios deste concurso foram comunicados a todos os candidatos, que passam a ter acesso aos comentários que justificam a classificação atribuída à sua candidatura pelo painel de avaliação. Em caso de não concordância com a proposta de decisão, os candidatos podem apresentar argumentos em sede de audiência prévia de interessados que serão analisados pelo painel de avaliação.

Os resultados finais do concurso serão divulgados pela FCT no dia 30 de novembro, terminado o período de análise das audiências prévias interpostas. O processo de contratualização das bolsas inicia-se a partir desta data, em conformidade com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT. Tal como em anos anteriores, é o bolseiro que indica, aquando da contratualização da bolsa, qual a data para o início do financiamento da sua bolsa, que poderá ser entre o dia 1 de setembro de 2020 e o dia 1 de agosto de 2021, havendo lugar ao pagamento retroativo das bolsas, quando aplicável.