Saltar para o conteúdo principal

Results of the first phase of the call for the Atlantic International Satellite Launch Programme

(English version available soon)

Os resultados da 1.ª fase do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites estão disponíveis na página do ATLANTIC ISLP. O Programa recebeu 14 propostas por parte de consórcios internacionais, que manifestaram o interesse em colaborar com empresas portuguesas e centros de investigação e engenharia nacionais para conceber, instalar e operar um porto espacial na Ilha de Santa Maria, nos Açores. Esta iniciativa foi lançada em setembro numa parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Estrutura da Missão dos Açores para o Espaço (EMA – Espaço), com o apoio técnico da Agência Espacial Europeia (ESA).

As 14 manifestações de interesse foram analisadas por uma Comissão Internacional de Alto Nível, composta por 9 peritos nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito internacional e coordenada por Jean Jacques Dordain, antigo diretor-geral da ESA. A Comissão recomendou uma lista de candidatos a convidar para participar na 2ª fase deste Programa (Competitive Bidding Phase).

A Comissão selecionou 5 manifestações de interesse submetidas por empresas de lançamento de satélites, que se propõem a desenvolver um pequeno lançador e buscar uma base de lançamento: AVIO, Consórcio AZUL, Isar Aerospace Technologies GmbH, PLD Space, Rocket Factory Augsburg e Edisoft. Esses consórcios serão convidados a submeter uma proposta completa na segunda fase do AISLP.

 

A Comissão considerou também que há outro conjunto de manifestações de interesse que, não necessitando de um porto espacial, têm condições de realizar negociações específicas com as autoridades portuguesas; que outras podem ser fornecedoras de subsistemas; e identificou ainda o Ariane Group, que manifestou interesse em desenvolver, operar e gerir o porto espacial.

As candidaturas à primeira fase do programa terminaram a 31 de outubro de 2018. Essa fase consistia na manifestação de interesse por entidades que pudessem garantir o desenvolvimento e operação de uma nova geração de serviços de lançamento de satélites para o espaço. As 14 manifestações apresentadas incluíram empresas de vários países (11 da União Europeia, 2 da EUA e 1 da Rússia), que declararam interesse em atuar em toda a cadeia de valor associada à nova geração de serviços de lançamento de pequenos satélites para o espaço. É de salientar que as propostas compreendiam soluções inovadoras de acesso ao espaço com microlançadores (que representam 7 propostas), produtos e serviços de engenharia de sistemas e software.

O Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites visa estimular a criação de emprego qualificado e a alavancagem de novos projetos de índole espacial de grande valor acrescentado, que poderão garantir o incremento e um novo impulso para os projetos já existentes na ilha de Santa Maria, bem como para as empresas e centros de investigação e de desenvolvimento tecnológico nacionais deste sector, posicionando o país e a região no desenvolvimento de uma nova geração de atividades espaciais com base em pequenos satélites. A expetativa é de que, decorridas todas as fases de avaliação e análise das condições de exequibilidade e dos processos contratuais, os primeiros serviços de lançamento comecem a operar nos Açores na primavera/verão de 2021.

O processo seletivo irá prosseguir com os seguintes passos:

·       Fevereiro 2019: Fase 2 – apresentação de propostas com a informação requerida, em resposta à “International Call for Tender for Launch Services to Space from the Island of Santa Maria”;

·       Fevereiro/março 2019: Processo de avaliação, incluindo uma apresentação pública das propostas.

·       Março/maio 2019: Fase Final de Avaliação.

·       Final de abril 2019: Negociação final com empresas / consórcios.

·       Abril/maio 2019: Contrato para o desenvolvimento e operação do Porto Espacial.

·       Maio/junho 2019 a maio/junho 2021 (2 anos): Análise e avaliação externa da fase de implementação.

·       Primavera/Verão 2021: primeiros serviços de lançamento previstos a operar nos Açores.