Saltar para o conteúdo principal

SavePageNow é a nova funcionalidade do Arquivo.pt

O Arquivo.pt, infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996, lançou um novo serviço – o SavePageNow. Trata-se de uma função que permite que qualquer pessoa grave uma página web para ser preservada pelo Arquivo.pt. Para tal, é só colocar o endereço de uma página web e navegar pelos conteúdos.

O SavePageNow do Arquivo.pt foi inspirado no Internet Archive Save Page Now e implementado utilizando o webrecorder pywb. Desde o seu lançamento, em janeiro de 2022, 573 utilizadores únicos já ajudaram a registar 3080 páginas web que vão ser preservadas pelo Arquivo.pt.

Este serviço é também uma forma de envolver a comunidade em geral no processo de arquivo de páginas Web, fazendo com que todos contribuam para que informações importantes publicadas na Internet não fiquem perdidas.

O Arquivo.pt é um serviço público, gratuito e de acesso livre a todos os utilizadores da web. Todos os dias são publicadas milhões de páginas na web, mas 80% desta informação desaparece 1 ano após a sua publicação e fica inacessível. O Arquivo.pt tem como função contrariar esta tendência e permitir a pesquisa e recuperação de informação de sites antigos.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o SavePageNow