Saltar para o conteúdo principal

SciELO Portugal integra mais 8 revistas e 100 artigos

O SciELO Portugal, no contexto de uma reestruturação que envolveu a passagem da gestão para a FCT, em junho deste ano, integrou recentemente oito novas revistas científicas e 100 novos artigos, em acesso aberto, na sua coleção. As revistas agora incluídas incidem sobre diversas áreas, desde a saúde à sociologia e ciência política, e está previsto, ainda, que sejam adicionadas em breve quinze outras publicações.

A par da expansão da base de dados, a SciELO Portugal implementou os novos Critérios de Admissão, Inclusão e Permanência na Coleção, nos quais se prevê uma alteração estrutural do formato dos artigos, de HTML para XML, que, para além de ser exigida às novas publicações, será aplicada retrospetivamente. A passagem a XML pretende agilizar a pesquisa e o acesso aos artigos, tornando-os mais facilmente catalogáveis em bases de dados.

O SciELO é um repositório eletrónico, fundado no Brasil enquanto uma base de dados de publicações científicas de acesso aberto gratuito, com o propósito de permitir a divulgação da atividade científica num modelo alternativo ao das publicações pagas. Desde a sua criação, em 1997, aderiram ao projeto vários outros países da América do Sul, mas também Portugal, em 2005, e a Espanha. A reestruturação iniciada em 2021 na vertente portuguesa do repositório, que, para além do acima descrito, envolveu alterações que facilitam a submissão de revistas e artigos para publicação, procurou responder à prioridade atribuída pela FCT à implementação dos princípios e práticas da Ciência Aberta, permitindo divulgar gratuitamente os resultados da investigação científica realizada em Portugal, com os benefícios sociais e económicos que isso implica.

A lista das novas revistas incluídas no repositório e informações adicionais podem ser encontradas aqui.