Saltar para o conteúdo principal

Semana da Ciência e da Tecnologia 2020

A Semana da Ciência e da Tecnologia está a decorrer de 23 a 29 de novembro com inúmeras iniciativas de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país, numa iniciativa promovida e coordenada pela Ciência Viva, sob o lema “Descubra a ciência que se faz em Portugal”.

As comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro, terão lugar este ano no Porto. Iniciam-se com a sessão das comemorações dos 30 anos do CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, que decorrerá entre as 9h30 e as 13h00. Às 19h00, no Mosteiro de São Bento da Vitória, realiza-se o concerto “Vivaldi e Mozart: O Tempo das Estações”, o último do ciclo de concertos com prelúdio científico “O Tempo na Música e na Ciência”, uma iniciativa no âmbito da iniciativa Exarp, que será antecedido pelo “Prelúdio Científico: O Tempo na Biodiversidade” (online streaming).

O destaque deste ano do programa da Semana C&T 2020 da Ciência Viva vai para os debates COVID “Não, não vamos falar do SARS-COV-2, COVID-19, mas há um elefante na sala”, todos os dias das 12:00 às 13:00, que são transmitidos online na plataforma Youtube. No dia 27 de novembro, às 15h00, no Pavilhão do Conhecimento, serão atribuídos os Prémios Ciência Viva, que distinguem o reconhecimento e estímulo do esforço individual e coletivo na promoção da cultura científica e tecnológica em Portugal.