Saltar para o conteúdo principal

Sessão de apresentação de Projetos Fundação ‘la Caixa’ e FCT

A FCT e a Fundação “la Caixa” realizam nesta quarta-feira, dia 25 de julho, a a sessão de apresentação dos oito projetos de investigação com impacto social selecionados no primeiro concurso da Fundação “la Caixa”, nas áreas da biomedicina e da saúde. Estes projetos enquadram-se no âmbito da  “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b”, estabelecida no protocolo assinado entre a Fundação “la Caixa” e a FCT em fevereiro de 2018. No protocolo, a FCT compromete-se a igualar o investimento que a Fundação “la Caixa” destine a projetos de investigação selecionados no país nessas áreas.

A sessão de apresentação contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Diretor Corporativo de Investigação e Estratégia da Fundação “la Caixa”, Ángel Font, que serão acompanhados pelo presidente do Conselho Diretivo da FCT, Paulo Ferrão, e pelo Presidente Honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva. A sessão insere-se nas comemorações do aniversário do Pavilhão do Conhecimento, onde terá lugar pelas 11h30.

Os oito projetos selecionados representam uma dotação total de cerca de cinco milhões de euros e estão distribuídos em quatro áreas: neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e projetos biomédicos transversais. O concurso teve 785 candidaturas, 167 das quais oriundas de Portugal.

Programa

11h30 – Sessão de Abertura

Rosalia Vargas, Ciência Viva

Paulo Ferrão, Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Àngel Font, Fundação La Caixa

 

11h45 – Apresentação dos 8 projetos selecionados (5 min cada)

 

12h30 – Encerramento

Artur Santos Silva, BPI e Fundação La Caixa

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior