Saltar para o conteúdo principal

Sessões “Warm Up” do Encontro Ciência 2020

Numa antevisão do Encontro Ciência 2020, que se realizará nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2020, no Centro de Congressos de Lisboa, a organização do evento promove antes 3 sessões warm up, a 14, 21 e 26 de outubro, em Lisboa, Ponte de Sor e Porto.

As sessões warm up contarão com a participação de cientistas nacionais especializados nas temáticas em destaque este ano no Encontro Ciência 2020, cujo mote principal será a importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, tornando o nosso país e a Europa mais resilientes, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais. Este debate é particularmente relevante no contexto atual, em que Portugal se prepara para assumir a Presidência do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021.

A 1ª sessão warm up intitula-se “Recuperar Portugal com mais conhecimento, empregos e transformação digital” e realiza-se no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, dia 14 outubro, às 11 horas. Nesta sessão será apresentada a agenda do Encontro Ciência 2020, que contará com a participação especial de dois Prémios Nobel, entre outros reputados cientistas nacionais e estrangeiros convidados. Todas as informações relativas ao programa destas sessões warm up estão disponibilizadas na página do encontro, onde já constam as inscrições abertas.

Este ano, devido à atual situação de contingência da pandemia de Covid-19, a logística do Encontro Ciência 2020 será ajustada em conformidade. O evento será presencial, com limitações de acordo com o plano de contingência do Centro de Congressos de Lisboa. O evento será transmitido por webstreaming, mas todas as apresentações dos oradores serão feitas presencialmente. O programa está em finalização e brevemente estará disponível no site.

O Encontro Ciência é um evento anual promovido pela Fundação de Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, e conta com o apoio institucional do Governo através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa tem como objetivo promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica, visando estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.