Saltar para o conteúdo principal

‘Smart Solutions for Ageing well’ é o desafio do Programa AAL 2018

A Associação AAL (Active and Assisted Living), que conta com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) como membro associado, lançou a edição 2018 do concurso transnacional do Programa AAL. As candidaturas encontram-se a decorrer até 28 de maio e o concurso é dedicado ao tema ‘Smart Solutions for Ageing well’.

Os participantes são desafiados a desenvolverem projetos inovadores, internacionais e multidisciplinares, que através de novas soluções tecnológicas contribuam para a melhoria da qualidade de vida e autonomia dos seniores.

Com a edição 2018, surgem algumas novidades, como a possibilidade de submissão de projetos colaborativos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que visem aplicações e áreas diversas no setor do envelhecimento saudável e ativo, bem como diferentes mercados-alvo.

Este ano, o concurso é também mais flexível relativamente ao objetivo, dimensão e duração dos projetos submetidos ao introduzir um novo tipo de projetos, os ‘small collaborative projects’. Estes têm a duração limite de 6 meses, um financiamento máximo até 300.000€ (para todo o consórcio) e os processos de candidatura e reporte são mais simples. Os ‘small collaborative projects’ assumem uma natureza exploratória, sendo direcionados para a criação de novos conceitos, ideias e abordagens.

Todos os projetos devem ser desenvolvidos através de consórcios compostos por, no mínimo, três organizações de três países membros do Programa AAL (incluindo organizações de end-users e um parceiro comercial).

Mais informações em Concurso-Programa AAL 2018