Saltar para o conteúdo principal

Terceiro concurso Investigador FCT seleciona 229 novos investigadores

Os resultados do terceiro concurso Investigador FCT, divulgados no fim do mês de janeiro, revelam que 229 novos doutorados irão juntar-se ao programa para receber um contrato de cinco anos que lhes permitirá desenvolver os seus projetos de investigação em centros portugueses de I&D. Lançado em 2012 com o objetivo de contratar mil cientistas excecionais até 2016, o programa selecionou até à data 597 investigadores.

O Programa Investigador FCT oferece uma remuneração competitiva, sob a forma de um contrato de trabalho, por um período máximo de cinco anos e permite aos investigadores receber também financiamento para consolidar a sua carreira e estabelecer liderança nas suas áreas de investigação. Os candidatos, doutorados já há alguns anos, podem escolher uma das três modalidades: nível inicial, nível de desenvolvimento e nível de consolidação.

O concurso de 2014 apurou 152 Candidatos para o nível inicial (investigadores com doutoramento concluído há mais de 3 anos e menos de 8 anos); 69 Candidatos para o nível de desenvolvimento (doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência como investigador independente); 8 Candidatos para o nível de consolidação (para doutorados com experiência como investigador independente).

O programa Investigador FCT abre assim as portas a “promissores e talentosos”cientistas de todas as áreas científicas, de qualquer nacionalidade e idade, para fazerem investigação num laboratório em Portugal à sua escolha. Este concurso selecionou 26 investigadores do domínio das Ciências da Vida e da Saúde, 87 investigadores das Ciências Exatas e Engenharia, 75 investigadores das Ciências Naturais e do Ambiente e 41 investigadores das Ciências Sociais e Humanidades.

A seleção de investigadores é realizada em duas fases, por painéis de especialistas independentes, de reconhecido mérito internacional em cada área científica, através de um rigoroso sistema de avaliação por pares. O concurso de 2014 avaliou 1 398 candidaturas num processo realizado em duas fases. No concurso de 2015, atualmente em curso, cerca de 1 370 candidaturas passaram pela primeira fase do processo de avaliação.

FCT InvestigatorO Programa Investigador FCT é centrado no Investigador e no seu projeto de I&D e aposta na excelência científica para o recrutamento dos investigadores doutorados mais criativos e inovadores, que demonstrem capacidade de independência e liderança na sua área científica, considerando para a seleção critérios como a experiência, o percurso profissional e o projeto de investigação. O investigador FCT desenvolve autonomamente as atividades de investigação científica na instituição de acolhimento da sua escolha através da celebração de um contrato de trabalho, o qual é financiado pela FCT.

A qualidade dos Investigadores FCT é reconhecido internacionalmente: vários têm sido selecionados para receber as prestigiadas bolsas ERC, do Conselho Europeu de Investigação e muitos outros têm publicado o seu trabalho em reputadas publicações científicas.