Saltar para o conteúdo principal

The 2017 Call for PhD Scholarships is now open

(english version available soon)

Está aberto de 1 a 31 de março o Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017. Serão atribuídas 900 bolsas em todas as áreas no âmbito deste concurso.

A abertura do concurso durante o mês de março tem como objetivo permitir que os candidatos tenham conhecimento dos resultados antes do início do ano letivo, de forma a poderem melhor planear a sua investigação. A FCT pretende que a abertura do concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento passe a ocorrer sempre no primeiro trimestre do ano.
 
As bolsas de doutoramento são um subsídio atribuído a investigadores em formação para realizarem atividades de natureza científica e tecnológica em regime de dedicação exclusiva, com vista à obtenção do grau de doutor. A investigação realizada por investigadores doutorados, em coerência com o Decreto-Lei 57/2016,  deve assumir a contratação como o vínculo normal, pelo que não está prevista a atribuição de bolsas de pós-doutoramento neste concurso. A contratação de doutorados é uma prioridade para a FCT e estará refletida no Concurso de Projetos em todos os domínios científicos, cujo aviso foi publicado no dia 24 de fevereiro, na implementação do DL 57/2016, ao abrigo qual se prevê a abertura de mais mil concursos de contratação de doutores a financiar pela FCT, e noutras oportunidades de emprego científico que a FCT promoverá ainda em 2017.