Saltar para o conteúdo principal

Uma experiência espacial nos Alpes austríacos

A Summer School Alpbach 2016 realizou-se entre 12 e 21 de julho e contou com a participação de 58 estudantes oriundos de 18 países membros da Agência Espacial Europeia (ESA). António Cabaços, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Diogo Paraíso, do Instituto Superior Técnico (IST) e Jorge Monteiro, da Universidade da Beira Interior (UBI), foram os estudantes portugueses selecionados para fazer parte da Alpbach experience.

O tema da 40ª edição da Summer School Alpbach foi o Ciclo Global da Água. Sob a premissa de que “a presença de água no planeta Terra, quer em estado líquido, quer em estado sólido, é uma das características marcantes e um pré-requisito absoluto para a existência de Vida”, os estudantes foram desafiados a conceber e planear missões de satélite inovadoras que contribuíssem para a observação dos elementos críticos do ciclo da água.

Agrupados em quatro equipas, Verde, Vermelha, Laranja e Azul, os participantes puderam desenvolver as suas ideias sob a orientação de experientes investigadores e engenheiros das áreas das ciências espaciais e da tecnologia.

Diogo Paraíso, aluno do IST, integrou a equipa Verde designada WAVE-E – Water Vapour European-Explorer. A apresentação duma missão de satélite para a previsão com maior rigor de fenómenos atmosféricos e alterações climáticas foi distinguida com os prémios “Science” e “Best Presentation”.

A equipa Laranja, intitulada SWEAT – Snow Water Equivalente with AlTimetry, de Jorge Monteiro da UBI, apresentou um modelo para medir a quantidade de gelo presente no mar e em terra das regiões polares com o objetivo de contribuir para a compreensão da influência do ciclo da água no equilíbrio da energia da Terra. Este trabalho mereceu o prémio “Competitiveness”.

A  equipa Vermelha, CoastSat do aluno da FEUP, António Cabaços foi também distinguida com um “Special Oscar”. A missão de satélite intitulada “Measuring Water Quality in Coastal Regions using remote sensing” propõe uma solução para medir a qualidade das águas das regiões costeiras, rios e lagos. “Keep the oceans clean!” foi o mote que impressionou o júri.

Durante 10 dias os participantes do programa Alpbach viveram uma experiência única de aprendizagem e convívio com os grandes especialistas das ciências espaciais e da tecnologia. Tiveram a oportunidade de trabalhar em equipa em contexto científico e ainda promover relações de amizade com pessoas de diversas nacionalidades.

A Alpbach Summer School é uma escola de verão em Ciências Espaciais dirigida a estudantes de licenciatura das áreas das Ciências Exatas e Engenharias. É organizada pela Agência Espacial Austríaca (Austrian Aeronautics and Space Agency) e patrocinada pela ESA, bem como pelas autoridades nacionais dos países membros e parceiros da ESA. Um dos parceiros do programa de verão Alpbach é o International Space Science Institute (ISSI).

Portugal é um membro da ESA desde 2000. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia é, através do Gabinete do Espaço, a entidade nacional que dinamiza as atividades da Delegação Portuguesa, promovendo a participação de empresas e institutos de I&DT nacionais nos programas Espaciais da ESA, incluindo os programas implementados ao abrigo do Acordo-Quadro ESA-União Europeia.

Créditos da imagem: MA Jakob (2016 Alpbach Summer School participants) | www.esa.int