Saltar para o conteúdo principal

Plataforma NAU venceu Prémio ISCTE Políticas Públicas 2022

Prof. António Bob Santos recebe Prémio ISCTE Políticas Públicas 2022

A Plataforma NAU venceu na categoria de Administração Pública Central o Prémio ISCTE Políticas Públicas 2022. A NAU é um serviço disponibilizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Unidade FCCN, para melhorar a vida dos cidadãos, disponibilizando gratuitamente cursos online abertos à população em diferentes áreas de conhecimento. A distinção agora atribuída reconhece o papel que esta plataforma, pioneira a nível nacional, desempenha há três anos no ensino e na formação online.

A edição de 2022 do prémio promovido pelo IPPS-ISCTE teve como mote “O Estado a melhorar as nossas vidas” e visa destacar as políticas públicas mais relevantes adotadas em Portugal. A Plataforma NAU foi reconhecida pelo júri, composto por especialistas em Políticas Públicas, em critérios como eficácia dos resultados, qualidade, inovação e transferibilidade. A cerimónia de entrega de prémios decorreu esta terça-feira, 29 de novembro, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e foi entregue a António Bob Santos, Vogal do Conselho Diretivo da FCT.

Francisco Santos, Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), afirma que “este prémio reconhece a qualidade do serviço que a NAU disponibiliza à população e o impacto diferenciado que tem na vida daqueles que apostam na formação ao longo da vida. É um serviço gratuito que chega atualmente a mais de 190.000 utilizadores ativos e que tem a capacidade para ter diariamente mais de 100.000 estudantes. O objetivo passa agora por fazer crescer a oferta e continuar a ser uma mais-valia para entidades parceiras e, acima de tudo, para os cidadãos.”
A plataforma NAU, lançada em 2019, procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos cidadãos, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento. Num contexto online e através de um conjunto de serviços digitais partilhados, que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta com mais de 190 mil utilizadores ativos e mais de 400.000 inscrições nas cerca de 320 edições de cursos já disponibilizadas.

Atualmente, estão disponíveis cursos de acesso aberto em parceria com 44 entidades de referência nacional. O financiamento inicial do projeto NAU, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, com o número de projeto 02/SAMA2020/2016, foi reforçado com financiamento proveniente do Fundo Social Europeu no âmbito do Programa Competitividade e Internacionalização para a concretização do projeto FAN – Ferramentas Avançadas NAU, com o número de projeto POCI-05-5762-FSE-000266.