Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED)

Tópicos

O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) tem abertas as candidaturas ao Concurso de 2022, cujo prazo para submissão de propostas termina dia 21 de maio 2022.

Este ano o concurso abrange 7 áreas temáticas, que são concretamente: saúde, agro-alimentação, desenvolvimento industrial, desenvolvimento sustentável, TIC’s, ciência e sociedade, e energia.  

As Redes Temáticas que podem integrar o programa são equipas de investigação e desenvolvimento (I+D) de entidades públicas ou privadas e empresas dos países membros do Programa CYTED, cujas atividades científicas e/ou tecnológicas estão relacionadas dentro de um âmbito de interesse comum e enquadradas numa das áreas do Programa. Como objetivo principal visam o intercâmbio de conhecimentos entre equipas de I+D e o fomento da cooperação como método de trabalho. Mínimo de 6 equipas de 6 países iberoamericanos diferentes, membros do Programa CYTED, com capacidade e atividade demonstrada em ações de I+D+i.

O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo interinstitucional assinado por 21 países ibero-americanos. Desde 1995, o Programa CYTED encontra-se formalmente incluído entre os Programas de Cooperação das Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo.

A participação neste Programa de Cooperação é acompanhada em Portugal pela FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, permitindo o estabelecimento de programas de cooperação científica e técnica com equipas de uma grande parte de países da América Latina.

Mais informações na página do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) no site da FCT.