Saltar para o conteúdo principal

Rui Reis vence prestigiado prémio da Sociedade Americana de Biomateriais

O Clemson Award for Contributions to the Literature, da Sociedade Americana de Biomateriais é atribuído a cientistas que tenham feito contribuições importantes para a literatura sobre a ciência ou a tecnologia na área dos biomateriais. Estas contribuições são aferidas pela publicação regular de artigos científicos e a citação dessas publicações por investigadores independentes, entre outros indicadores.  

Rui Reis, cientista da área dos biomateriais e diretor do ICVS/3Bs, um laboratório associado apoiado pela FCT, é o recipiente do Clemson Award de 2014, em reconhecimento da sua contribuição para a área. O prémio será entregue em abril, em Denver, durante o congresso anual da Sociedade de Biomateriais.

A investigação no centro 3Bs (Biomaterial, Biodegradables and Biomimetics) centra-se no desenvolvimento de novos biomateriais (hidrogeis, suportes tridimensionais, membranas, nano ou micropartículas) baseados em polímeros naturais, que possam ser utilizados na administração dirigida de fármacos e na engenharia de tecidos. Vários projetos recorrem a células estaminais de tecido adiposo, do osso, da medula óssea do fluido amniótico e do cordão umbilical, induzidas a formar osso, cartilagem e células da pele, em combinação com estruturas tridimensionais, para aplicação em medicina regenerativa.

Este prémio é um de vários atribuídos a Rui Reis nos últimos anos. O ano passado o investigador recebeu um ERC Advanced Grant, e havia já recebido dois prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais – o prémio Jean Leray (em 2002) e o prémio George Winter (em 2011).