Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Sessão do programa dos 25 anos da FCT dedicada à “Formação Avançada e Doutoramentos”

Tópicos

A Universidade de Aveiro recebe no próximo dia 3 de março de 2022 a segunda conferência científica do programa das Comemorações dos 25 anos da FCT, que será dedicada ao tema “Formação Avançada e Doutoramentos” (programa).

A sessão, que vai decorrer no Auditório Renato Araújo, abrirá com as intervenções da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira, e do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira. De manhã, os trabalhos vão abordar diversos subtemas como: “O papel dos doutoramentos no desenvolvimento científico e competitividade”; “Programas de doutoramento em Portugal: um olhar a partir dos registos da DGES”; “Doutorados em I&D: caracterização e evolução nos últimos 25 anos”; “Reforçar a administração pública portuguesa:  o papel dos doutorados”; “O contributo dos doutorados para a competitividade das empresas portugueses”; encerrando com uma comunicação da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, intitulada “25 anos de doutoramentos em Portugal”. 

Durante a tarde terão lugar duas mesas de discussão dedicadas aos temas: “O contexto dos doutoramentos” e “Percursos da academia às empresas”. O encerramento da sessão será feito pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. 

Ao longo dos seus 25 anos de atividade, a formação avançada mantém-se como uma prioridade para a FCT, que anualmente abre concursos públicos para atribuição de bolsas de investigação para doutoramento em todas as áreas científicas, com elevados índices de competitividade, nos quais conta com a participação de painéis de avaliação de reconhecido mérito científico. O investimento na formação avançada tem sido um vetor essencial para um Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia de excelência com renovada massa crítica, rejuvenescido e criativo.

A sessão será transmitida online, em ligação disponibilizada na página do programa das comemorações. A participação presencial é livre, mas requer obrigatoriamente uma inscrição prévia. Consulte o programa da sessão, já disponível.

Próximas sessões:

Emprego Científico e Carreiras Científicas
Março, Coimbra

Instituições Científicas
Abril, Porto 

Ciência 2022: Encontro com a Ciência e a Tecnologia, nos 25 anos da FCT
Maio, Lisboa 

Atividades e Projetos de I&D
Junho, Vila Real 

Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line
Julho, Braga 

Verão com Ciência
Agosto: Bragança 

Cultura Científica e Ciência Viva
Setembro, Faro 

Computação Avançada
Outubro, Guimarães 

Cooperação Científica Internacional
Novembro, Évora 

A FCT e a ciência em Portugal e na Europa
Dezembro, Lisboa

(As datas e os locais de realização das sessões serão anunciados em breve.)